Busque ter prazer ao comer. Prepare seu prato favorito. Desfrute de eventos sociais sem culpa.
Veja alguns exemplos de comportamentos para você driblar a fome emocional e voltar a comer de forma equilibrada, sem dietas restritivas e o sentimento de culpa.
O comer saudável está associado ao prazer, por isso não devemos deixar de lado ou nos afastar completamente das comidas que gostamos, aquelas que acabamos comendo um pouquinho a mais porque desperta alguma memória afetiva ou agrada o paladar.*
Procure sempre preparar o seu prato favorito, ou ir a um restaurante que você gosta muito. Sem se preocupar com a quantidade, por exagerar, apenas se permita sentir esse prazer sem culpa.
E lembre-se que os eventos sociais, também é sinônimo de bem-estar, então não se culpe se você comeu um pouco a mais num aniversário, num churrasco, em comemorações, é super normal exagerar um pouco mais nessas ocasiões. Compreender e equilibrar as necessidades tanto físicas quanto emocionais, faz parte da nossa natureza, se exagerou na última refeição, equilibre mais na próxima, sem se culpar ou fazer restrições.
A restrição leva à compulsão e à fome emocional, então nada de se privar ao longo do dia. Coma bem, comida de verdade, não pule as refeições, não passe fome, e exclua o máximo possível os alimentos ultra processados, industrializados, com corantes, aromatizantes e torne um hábito incluir verduras, legumes e frutas em todas as refeições, de forma saborosa.
Patrícia Anno
CRN3-2336
Esse conteúdo fez sentido pra você? Me acompanhe também pelo @nutripatricia
por Patrícia Anno | @nutripatricia Maio, 2023 | Emagrecimento, Comportamento