VEJA ALGUNS FATORES QUE PODEM CAUSAR ESTE DESEQUILÍBRIO METABÓLICO E INDUZIR O AUMENTO DA GLICEMIA.
As frutas nunca foram as vilãs da glicemia, quando ingeridas de forma estratégica a glicemia não é afetada. Combinações de frutas menos doces e cítricas com as mais doces, promovem o equilíbrio glicêmico.
As frutas são potentes antioxidantes e anti-inflamatórios naturais, essenciais para prevenir doenças degenerativas. As frutas desempenham um papel importante na prevenção e no controle do diabetes, e sua função anti-inflamatória reduz o estresse oxidativo prevenindo todos os tipos de doenças metabólicas como hipertensão, diabetes, colesterol, triglicérides, além das doenças tireoidianas, degenerativas e mentais. O estresse oxidativo ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e o consumo de antioxidantes através da alimentação, o que pode levar à inflamação das células e consequentemente à resistência à insulina.
Veja alguns fatores causados pelo estilo de vida, que podem ser a causa do aumento da glicemia: - sono não reparador- insônia - ansiedade - estresse - irritabilidade - sedentarismo - baixa massa muscular - alimentação rica em ultraprocessados- alimentação pobre em antioxidantes- alimentação pobre em fibras - intestino inflamado- consumo de açúcar refinado - consumo de corantes e aromatizantes artificiais - consumo de adoçantes artificiais - uso de tabaco- consumo de álcool - excesso de exercício físico intenso e prolongado pode elevar o estresse oxidativo
As frutas são naturalmente ricas em antioxidantes como carotenoides e flavonoides, são compostas por vitaminas como vitaminas C, A e E. Ricas em minerais como potássio, magnésio que promovem o equilíbrio do ph sanguíneo.
Começar o dia com uma generosa porção de frutas, antes de ingerir qualquer coisa no seu café da manhã, é um dos hábitos que mais incentivo nos meus atendimentos.
Esses compostos antioxidantes ajudam a combater o estresse oxidativo, que está associado ao desenvolvimento das doenças metabólicas como o diabetes do tipo 2.